19 de abril de 2011

Hoje é dia do indio!!!




   Esse Texto de hoje é mais para refletirmos sobre a cultura indigena o que ela representou e representa até hoje para nós. Falar um pouco sobre acontecimentos atuais, a indiazinha que sofreu varias queimaduras por causa dos pais, a comemoração feita nas escolas neste dia, o caso de Belo Monte, que vai prejudicar alguns povos indigenas, a historia do dia do indio.



   E o que pensar desse povo que mora tão perto e vive sobre leis diferentes da nossa. Se lembra do caso que ocorreu em fevereiro com uma nina de cinco anos de uma tribo indigena de Altamira? Veja a materia. Em algumas tribos quando uma criança nasce com algum problema ou deficiência a criança é sacrificada. Nesse caso a justiça do Brasil não pode interferir  na tribo indigena pois os indios são vistos como outra civilização, mas eles tem o mesmo acesso que nos temos e possuem leis para a sua proteção. Existem tribos com um padrão de vida muito bom, com acesso a carros e intenet...

   Quando estava no meu ensino infantil, havia comemoração neste dia... As crianças ficavam todas pintadas e com um cocar, feito de papel e penas... Hoje não vi nenhuma criança assim pela rua, mas tenho certeza que para comemorar a páscoa muitas delas estarão todas enfeitadinhas de branco e com uma cestinha cheia de ovos de chocolate...

   Sabe porque a diferença? Pois no dia do indio o capitalismo não ganha. Você vai a uma loja comprar um cocar ou uma pulseira feita de sementes?

   Esse é um dia que está sendo muito esquecido pela sociedade, os indios fazem parte da nossa história assim como os negros e os brancos, a nossa sociedade não teria essa beleza e todos os ensinamentos (principalmente medicianis) se não fosse os indios.

   O Ver-o-peso (aqui em Belém do Pará) é um exemplo dessa cultura medicinal que os indios deixaram para nós, aqueles ensinamentos foram deixados  por Pajés e curandeiros, eles tinham a solução para qualquer mal que acometesse o homem naquela época. Os ensinamentos ainda são utilizados até hoje e a grande maioria destes remedios já foram comprovados cientificamente.

   Belo Monte, estão querendo implantar uma hidreletrica em Belo Monte, mais além da Fauna e Flora da região que vai ser prejudicada existem povos indigenas morando por essa área, então a dúvida maior é como esse povo vai se readptar? Se eles já estao acostumados no local onde pescar, onde caçar. É como se tirassem nós da nossa casa e colocassem em outro país na qual não saberiamos a lingua. Belo Monte precisa ser reavaliado.


Esta historia foi retirada do site: Sua Pesquisa 
 História do Dia do Índio, comemoração, 19 de abril, criação da data, cultura indígena

História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou!